TEM MUITOS SERVO QUE ESTA ESCOLHENDO A POSIÇÃO DO SEU AGRADO
NÃO O LUGAR QUE O ESPIRITO SANTO O COLOCOU
Vamos explorar a temática de liderança, posição e o cuidado dos discípulos de Jesus, além de como isso se relaciona com outros trechos bíblicos, desde Gênesis até Apocalipse.
Vou oferecer algumas passagens, reflexões e atividades relacionadas.
1. O Desejo de Posição dos Discípulos.
Depois Tiago e João, filhos de Zebedeu, chegaram perto de Jesus e disseram: — Mestre, queremos lhe pedir um favor. 36 — O que vocês querem que eu faça para vocês? — perguntou Jesus. 37 Eles responderam: — Quando o senhor sentar-se no trono do seu Reino glorioso, deixe que um de nós se sente à sua direita, e o outro, à sua esquerda. 38 Jesus respondeu: — Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber e podem ser batizados como eu vou ser batizado? 39 Eles disseram: — Podemos. Então Jesus disse: — De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber e receberão o batismo com que vou ser batizado. 40 Mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi Deus quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser. 41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João.
Reflexão:
Os discípulos queriam posições de honra ao lado de Jesus, revelando a busca humana por reconhecimento. Eles estavam mais preocupados com a posição do que com a missão de Jesus.
42 Então Jesus chamou todos para perto de si e disse: — Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles e mandam neles. 43 Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, 44 e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de todos. 45 Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.
Reflexão:
Aqui, Jesus inverte a lógica do poder. Ele ensina que liderança é servir. Este é um princípio central no exemplo que Ele deixou.
Atividade:
- Discussão em grupo: Converse sobre qual é a verdadeira natureza da liderança. Como podemos aplicar a ideia de servir em nossas vidas diárias?
3. Cuidado e Alertas dos Discípulos
Depois voltou e encontrou os três discípulos dormindo. Então disse a Pedro: — Será que vocês não podem vigiar comigo nem uma hora? 41 Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir. 42 Pela segunda vez Jesus foi e orou, dizendo: — Meu Pai, se este cálice de sofrimento não pode ser afastado de mim sem que eu o beba, então que seja feita a tua vontade. 43 Ele voltou de novo e encontrou os discípulos dormindo. Eles estavam com sono e não conseguiam ficar com os olhos abertos. 44 Jesus tornou a sair de perto deles e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras. 45 Então voltou até onde os discípulos estavam e perguntou: — Vocês ainda estão dormindo e descansando? Olhem! Chegou a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos maus. 46 Levantem-se, e vamos embora. Vejam! Aí vem chegando o homem que está me traindo!
Reflexão:
Os discípulos estavam em descuido quando deveriam estar alertas. Isso nos lembra da importância de estar vigilantes em momentos críticos.
Atividade:
- Diário de Vigiância: Peça que os participantes escrevam em um diário situações em que precisam estar mais alertas e como podem praticar a vigilância espiritual.
E Jesus disse ainda: — Fiquem preparados para tudo: estejam com a roupa bem presa com o cinto e conservem as lamparinas acesas. 36 Sejam como os empregados que esperam pelo patrão, que vai voltar da festa de casamento. Logo que ele bate na porta, os empregados vão abrir. 37 Felizes aqueles empregados que o patrão encontra acordados e preparados! Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o próprio patrão se preparará para servi-los, mandará que se sentem à mesa e ele mesmo os servirá. 38 Eles serão felizes se o patrão os encontrar alertas, mesmo que chegue à meia-noite ou até mais tarde. 39 Lembrem disto: se o dono da casa soubesse a que hora o ladrão viria, não o deixaria arrombar a sua casa. 40 Vocês, também, fiquem alertas, porque o Filho do Homem vai chegar quando não estiverem esperando.
Reflexão:
Essa parábola reforça a necessidade de estarmos prontos e vigilantes. A prontidão é vital na vida cristã.
5. A Promessa do Reino de Deus
Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos. 21 “Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de se sentarem ao lado do meu trono, assim como eu consegui a vitória e agora estou sentado ao lado do trono do meu Pai. 22 “Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas.”
Reflexão:
A recompensa por viver uma vida de serviço e vigilância é a promessa de estar ao lado de Cristo. Isso dá um novo significado à posição que Ele oferece.
Atividade:
- Meta Pessoal: Cada participante deve definir uma meta pessoal que reflita serviço e vigilância. Ao alcançá-la, que compartilhem a experiência com o grupo.
6. A Vida de Servir em Gênesis
Aqui, Abraão recebe três, visitantes.
s e rapidamente se coloca em posição de servidão, oferecendo-lhes comida e água.
1 O Senhor Deus apareceu a Abraão no bosque sagrado de Manre. Era a hora mais quente do dia, e Abraão estava sentado na entrada da sua barraca. 2 Ele olhou para cima e viu três homens, de pé na sua frente. Quando os viu, correu ao encontro deles. Ajoelhou-se, encostou o rosto no chão 3 e disse: — Senhores, se eu mereço a sua atenção, não passem pela minha humilde casa sem me fazerem uma visita. 4 Vou mandar trazer água para lavarem os pés, e depois os senhores descansarão aqui debaixo da árvore. 5 Também vou trazer um pouco de comida, e assim terão forças para continuar a viagem. Os senhores me honraram com a sua visita; portanto, deixem que eu os sirva. Eles responderam: — Está bem, nós aceitamos. 6 Abraão correu para dentro da barraca e disse a Sara: — Depressa! Pegue uns dez quilos de farinha e faça pão. 7 Em seguida ele correu até onde estava o gado, escolheu um bom bezerro novo e o entregou a um dos empregados, que o preparou para ser comido. 8 Abraão pegou coalhada, leite e a carne preparada e pôs tudo diante dos visitantes. Ali, debaixo da árvore, ele mesmo serviu a comida e ficou olhando.
Reflexão:
Esse ato de hospitalidade de Abraão é um reflexo do espírito de serviço que Jesus recria no Novo Testamento.
Atividade:
- Projeto de Serviço: Planeje uma atividade de serviço comunitário em grupo, ajudando a alimentar ou cuidar de outras pessoas, inspirado por Abraão.
Conclusão
Através das Escrituras, de Gênesis a Apocalipse, encontramos lições profundas sobre liderança, vigilância e serviço. Jesus nos modela um caminho em que aqueles que desejam estar perto Dele devem aprender a servir.
Espero que essas passagens e reflexões ajudem a aprofundar sua compreensão e prática sobre essa importante temática!








