Extrema corrupção nos últimos tempos.
2 Timóteo 3-1 Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;
2 porque haverá homens amantes de si mesmos,
"Amantes de si mesmo" (ou "egocêntricos") significa que uma pessoa tem uma inclinação excessiva para pensar e agir com base em seus próprios interesses, sentimentos e desejos, com pouca ou nenhuma preocupação com os outros. Essa pessoa tende a ter uma visão de mundo centrada em si mesma, dando pouca importância às necessidades e perspectivas dos outros.
avarentos,
Avarento significa uma pessoa muito apegada ao dinheiro, que tem dificuldade em gastar e prefere acumular riqueza, sendo, portanto, mesquinha e com pouca generosidade. É alguém que se caracteriza pelo desejo obsessivo de ganhar e acumular dinheiro, muitas vezes a ponto de abrir mão de confortos e necessidades básicas.
presunçosos,
"Presunçoso" significa alguém que se considera superior aos outros, que tem uma alta opinião de si mesmo e que se comporta de forma arrogante e/ou petulante. A palavra descreve uma pessoa excessivamente orgulhosa e confiante, que pode agir de forma rude ou inadequada.
soberbos,
blasfemos,
"Blasfemos" é o plural de "blasfemo", que se refere a alguém que blasfema, ou seja, que fala ou age de forma irreligiosa, desrespeitando coisas sagradas ou sagradas. Em outras palavras, "blasfemos" são aqueles que insultam ou ultrajam o sagrado, seja em palavras ou ações.
desobedientes a pais e mães,
"Desobedientes a pais e mães" significa que alguém não está seguindo as regras ou ordens estabelecidas por seus pais ou responsáveis. Em outras palavras, a pessoa não está obedecendo ou cumprindo o que foi pedido ou solicitado pelos pais.
ingratos,
"Ingratos" é o plural de "ingrato" e significa aqueles que não demonstram gratidão ou não são agradecidos pelos favores que recebem. Também pode referir-se a algo que é desagradável ou difícil de suportar.
profanos,
Profano é tudo que transgride as regras sagradas. É o que se torna contrário ao respeito devido às coisas divinas. Gramaticalmente, profano é um adjetivo que qualifica o que é estranho à religião. Do latim “profanu”.
3 sem afeto natural,
"Sem afeto natural" significa a ausência de sentimentos ou emoções consideradas "naturais" ou comuns em relação a familiares, amigos e outras pessoas. Isso implica uma falta de amor, carinho, compaixão e cuidado por outros, especialmente aqueles com quem se tem um laço próximo, como pais, filhos ou irmãos.
irreconciliáveis,
Significado de Irreconciliáveladjetivo Que não se consegue reconciliar, instaurar a paz, estar em harmonia com; não reconciliável: separaram-se por divergências irreconciliáveis. Etimologia (origem da palavra irreconciliável). Ir + reconciliável, de reconciliar + vel.
caluniadores,
que ou o que profere ou expressa calúnia(s).
incontinentes,
"Incontinente" significa a falta de controle sobre as funções corporais, especialmente a perda involuntária de urina ou fezes. Também pode referir-se a alguém que não demonstra moderação ou controle em suas ações, sentimentos ou palavras. Em medicina, "incontinência" refere-se à incapacidade de reter a urina ou as fezes.
cruéis,
"Cruéis" em português significa "que demonstram crueldade, que fazem sofrer ou que são severos". A palavra descreve alguém que tem prazer em causar dor ou sofrimento, ou que é brutal e desumano.
sem amor para com os bons,
O que significa "sem amor para com os bons" pessoas que não conseguem amar nem aqueles que só lhe fazem o bem ! Alegram-se e vibram com o sofrimento, a desventura ou o insucesso de quem nunca lhes fez mal. E quando prejudicam pessoas boas, esses inimigos do bem não se sentem arrependidos.
4 traidores,
- que compromete; comprometedor.
- perigoso sem o parecer.
obstinados,
adjetivo Característica de quem persiste, insiste, não desiste; persistente: sempre esteve obstinada em seus propósitos. Que não desiste facilmente de uma opinião ou convicção; teimoso. Que não se convence com facilidade; duro, inflexível: ditador obstinado.
orgulhosos,
"Orgulhosos" significa que algo ou alguém é caracterizado por ter um forte sentido de orgulho ou vaidade, frequentemente associado a uma crença na própria superioridade ou importância. Também pode indicar um sentimento de satisfação ou contentamento com algo, como uma realização pessoal ou um feito de alguém próximo.
mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
A expressão "mais amigos dos deleites do que amigos de Deus" (também escrita como "mais amigos dos deleites do que de Deus") é uma referência bíblica que descreve pessoas que priorizam prazeres e satisfações pessoais em detrimento de uma relação com Deus. Esta expressão é encontrada em 2 Timóteo 3:4 e sugere que, em tempos difíceis, as pessoas poderão se tornar mais apegadas aos seus próprios prazeres e menos apegadas à sua fé e aos princípios religiosos.
5 tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências,
7 que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
8 E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.
Exortação a perseverar na sã doutrina e a pregar em todas as ocasiões.
10 Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,
11 perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou.
12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
13 Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.
15 E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16 Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,
17 para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.









