DOAÇÕES


 



CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

52- ONDE VOCÊ SERVE NO ALTAR OU ÁTRIO DOMINGO ÀS 18H 23 07 2023


A ONDE VOCÊ SERVE  ALTAR OU ATRIO



    Qual é a importância do altar?

Um altar é um lugar de sacrifício, de oferenda a Deus. No Velho Testamento, encontramos muitos altares, os quais eram feitos de pedra ou de metal. Sobre eles os adoradores ofertavam animais, cereais, óleo ou vinho. Esses altares foram erguidos em momentos especiais na vida de pessoas e nações.

Na Bíblia, o altar tinha um simbolismo muito importante. Era no altar que sacrifícios eram oferecidos a Deus para o perdão do pecado. O altar servia como uma lembrança constante da necessidade de castigo pelo pecado e da aliança com Deus para servi-lo. As pessoas construíam altares para se encontrarem com Deus e o adorarem.

Também havia altares idólatras, em que as pessoas procuravam ganhar o favor de deuses falsos. Esses altares eram repugnantes para Deus e provocavam sua ira. Somente devemos adorar ao Deus verdadeiro.

             

Os animais sacrificados no altar apontavam para o sacrifício de Jesus, que veio para nos salvar do pecado. Na cruz, Jesus pagou o preço do pecado. Agora, podemos entrar na presença de Deus sem medo de castigo.

Altar na Bíblia

"De geração em geração esse holocausto deverá ser feito regularmente à entrada da Tenda do Encontro, diante do Senhor. Nes­se local eu os encontrarei e falarei com você; ali me encontrarei com os israelitas, e o lugar será consagrado pela minha glória.

Êxodo 29:42-43


    

Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar.

Gênesis 8:20


  

  

O Senhor apa­receu a Abrão e disse: "À sua descendência darei esta terra". Abrão cons­truiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido. Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampa­mento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Constru­iu ali um altar dedicado ao Senhor e invocou o nome do Senhor.

Gênesis 12:7-8

  

Tendo voltado de Padã-Arã, Jacó che­gou a sal­vo à cidade de Si­quém, em Canaã, e acampou próximo da cidade. Por cem peças de prata comprou dos filhos de Hamor, pai de Siquém, a parte do campo onde tinha armado acampamento. Ali edificou um altar e lhe cha­mou El Elohe Israel.

Gênesis 33:18-20

    


Jacó e todos os que com ele estavam che­garam a Luz, que é Betel, na terra de Canaã. Nesse lugar construiu um altar e lhe deu o no­me de El-Betel, porque ali Deus havia se reve­lado a ele, quando fugia do seu irmão.

Gênesis 35:6-7

    


Moisés construiu um altar e chamou-lhe "o Senhor é minha bandeira".

Êxodo 17:15

    

"Façam-me um altar de terra e nele sacrifiquem-me os seus holocaustos e as suas ofertas de comunhão, as suas ovelhas e os seus bois. Onde quer que eu faça celebrar o meu nome, virei a vocês e os abençoarei. Se me fizerem um altar de pedras, não o façam com pedras lavradas, porque o uso de ferramentas o profanaria. Não subam por degraus ao meu altar, para que nele não seja exposta a sua nu­dez.

Êxodo 20:24-26

    

"Faça um altar de madeira de acá­cia. Será quadrado, com dois metros e vinte e cinco centímetros de largura e um metro e trinta e cinco centímetros de altura. Faça uma ponta em forma de chifre em cada um dos quatro can­tos, formando uma só peça com o altar, que será revestido de bronze.

Êxodo 27:1-2

    

"Eis o que você terá que sacrificar regularmente sobre o altar: a cada dia dois cor­deiros de um ano. Ofereça um de manhã e o outro ao entardecer.

Êxodo 29:38-39


    

O animal será morto no lado norte do altar, perante o Senhor; os sacerdotes, descendentes de Arão, derrama­rão o sangue nos lados do altar. Então o ani­mal será cortado em pedaços. O sacerdote arru­mará os pedaços, inclusive a cabeça e a gordu­ra, sobre a lenha que está no fogo do altar.

Levítico 1:11-12

    


Mantenha-se aceso o fogo no altar; não deve ser apagado. Toda manhã o sacerdote acres­centará lenha, arrumará o holocausto sobre o fogo e queimará sobre ele a gordura das ofer­tas de comunhão. Mantenha-se o fogo conti­nuamente aceso no altar; não deve ser apagado.

Levítico 6:12-13


 

   

e Moisés disse a Arão: "Pegue o seu incensário e ponha incenso nele, com fogo tirado do altar, e vá depressa até a comunidade para fazer propiciação por eles, porque saiu grande ira da parte do Senhor e a praga começou".

Números 16:46

  

Gideão construiu ali um altar em honra ao Senhor e lhe deu este nome: O Senhor é Paz. Até hoje o altar está em Ofra dos abiezritas. Naquela mesma noite, o Senhor lhe disse: "Separe o segundo novilho do rebanho de seu pai, aquele de sete anos de idade. Despedace o altar de Baal, que pertence a seu pai, e corte o poste sagrado de Aserá que está ao lado do altar. Depois faça um altar para o Senhor, o seu Deus, no topo desta elevação. Ofereça o segundo novilho em holocausto com a madeira do poste sagrado que você irá cortar". Assim Gideão chamou dez dos seus servos e fez como o Senhor lhe ordenara. Mas, com medo da sua família e dos homens da cidade, fez tudo de noite, e não durante o dia. De manhã, quando os homens da cidade se levantaram, lá estava demolido o altar de Baal, com o poste sagrado ao seu lado, cortado, e com o segundo novilho sacrificado no altar recém-construído!

Juízes 6:24-28

    

Três vezes por ano Salomão oferecia holocaustos e sacrifícios de comunhão no altar que havia construído para o Senhor e ao mesmo tempo queimava incenso diante do Senhor. E Salomão concluiu o templo.

1 Reis 9:25

    

No monte que fica a leste de Jerusalém, Salomão construiu um altar para Camos, o repugnante deus de Moabe, e para Moloque, o repugnante deus dos amonitas. Também fez altares para os deuses de todas as suas outras mulheres estrangeiras, que queimavam incenso e ofereciam sacrifícios a eles.

1 Reis 11:7-8

    

"Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.

Mateus 5:23-24


  

  

pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio. "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.

Atos dos Apóstolos 17:23-25


    

Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou-se e ficou em pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono.

Apocalipse 8:3



Átrio é um substantivo masculino da língua portuguesa que define o que seria o principal aposento dos primeiros templos da Roma Antiga. Atualmente, representa, normalmente, um pátio na entrada de uma casa ou prédio, como um grande salão de recepção.
Na Roma Antiga, o átrio era comumente utilizado como sala de estar e lazer, assim como cozinhar e muitas vezes dormitório. No centro de cada átrio existia uma espécie de chaminé, por onde saia a fumaça da fogueira acesa no meio da sala, assemelhando-se com os salões primitivos da Europa.

A palavra surgiu do latim atrium, a partir de ater, que significa "negro" ou "preto", em referência ao teto escurecido pela fumaça que passa por este aposento.

Já na biologia, o termo átrio está ligado ao sistema cardiovascular do ser vivo, sendo classificado em átrio direito e átrio esquerdo.

Átrio do Senhor

Os chamados "átrios do Senhor" eram santuários de orações e oferendas, onde os cristãos primitivos iam para cultuar, especificamente, o "Senhor dos Senhores", Deus.

Não apenas na religião cristã, mas observa-se a existência de espaços grandiosos para adoração e culto aos deuses e entidades divinais desde muito antes da existência do cristianismo.
Os egípcios, gregos e romanos antigos construíam majestosos tempos com o intuito de agradar a seus deuses, padrão este que poderia ser associado aos "átrios do Senhor".

Átrios do coração

Os átrios fazem parte da estrutura anatômica do sistema cardiovascular dos seres vivos, responsáveis por transportar o sangue do coração para os outros tecidos do corpo.

Átrio direito

O átrio direito do coração é responsável por receber o sangue rico em dióxido de carbono, conhecido por "sangue venoso".

Átrio esquerdo

O átrio esquerdo do coração é responsável em receber o sangue oxigenado.


Zacarias 3:7
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram.
Ezequiel 42:6
Porque elas eram de três andares e não tinham colunas como as colunas dos átrios; por isso, as superiores eram mais estreitas do que as de baixo e as do meio.

Ezequiel 9:7
Então, começaram pelos anciãos que estavam diante da casa. E ele lhes disse: Contaminai a casa, enchei de mortos os átrios e saí. Saíram e mataram na cidade.

Salmos 100:4
Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.

Salmos 96:8
Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios.

Salmos 92:13
Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.

Salmos 84:10
Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.

Salmos 84:2
A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!

II Reis 21:5
Também edificou altares a todo o exército dos céus nos dois átrios da Casa do Senhor.

II Reis 23:12
Também o rei derribou os altares que estavam sobre a sala de Acaz, sobre o terraço, altares que foram feitos pelos reis de Judá, como também os altares que fizera Manassés nos dois átrios da Casa do Senhor; e, esmigalhados, os tirou dali e lançou o pó deles no ribeiro de Cedrom.

I Crônicas 16:29
Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios; adorai o Senhor na beleza da sua santidade.


I Crônicas 23:28
O cargo deles era assistir os filhos de Arão no ministério da Casa do Senhor, nos átrios e nas câmaras, na purificação de todas as coisas sagradas e na obra do ministério da Casa de Deus,


I Crônicas 28:6
E me disse: Teu filho Salomão é quem edificará a minha casa e os meus átrios, porque o escolhi para filho e eu lhe serei por pai.

I Crônicas 28:12
Também a planta de tudo quanto tinha em mente, com referência aos átrios da Casa do Senhor, e a todas as câmaras em redor, para os tesouros da Casa de Deus e para os tesouros das coisas consagradas;


II Crônicas 33:5
Também edificou altares a todo o exército dos céus nos dois átrios da Casa do Senhor,


Neemias 8:16
Saiu, pois, o povo, trouxeram os ramos e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, e nos seus pátios, e nos átrios da Casa de Deus, e na praça da Porta das Águas, e na praça da Porta de Efraim.


Salmos 65:4
Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios; ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa ? o teu santo templo.

Salmos 116:19
Nos átrios da Casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém. Aleluia!

Salmos 135:2
Vós que assistis na Casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus.


Isaías 1:12
Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?

Isaías 62:9
Mas os que o ajuntarem o comerão e louvarão ao Senhor; e os que o recolherem beberão nos átrios do meu santuário.

Ezequiel 46:22
Nos quatro cantos do átrio havia átrios pequenos, menores, de quarenta côvados de comprimento e trinta de largura; estes quatro cantos tinham a mesma dimensão.

Ezequiel 46:23
Havia um muro ao redor dos átrios, ao redor dos quatro, e havia lugares para cozer ao pé dos muros ao redor.


























Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.





Em Isaías 42, Deus promete levantar um servo, escolhido, que será cheio de seu Espírito Santo e julgará com retidão e estabelecerá sua lei por toda a Terra.

 Isaías 42:
42.1–8: O escolhido de Deus

42.9–12: Deem glória ao Senhor

42.13–25: Pecado contra o Senhor

O escolhido de Deus Isaías 42:1-8




blogs